Em todos os lugares , pessoas crentes e descrentes egoístas entram em todos os tipos de relações com um desejo de satisfazer a si mesmas e gratificar a própria carne, sem saber ou se preocupar com o que é requerido delas. Elas desejam a honra, ganho, ou prazer que seu relacionamento lhes proporcionará, mas não o que Deus e o homem requerem ou esperam delas [ Gn. 2:18 "E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele." ] ... Não é bom ter os pensamentos voltados aos seus próprios intereses sem ver o lado da pessoa que esta ao seu lado, Paulo ja diz em [ 1ª Cor. 13:5 " o amor não busca os seus interesses..." ] [ Pv. 18:22 " Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR." ]. A mente delas só se preocupa com o que poderão obter e não com o que elas deverão ser ou fazer. Elas sabem o que querem que os outros façam para elas, mas não se preocupam sobre o que devem fazer para os outros. Este é o tipo de relacionamento que existe entre muitos casais, com esta lição valiosa que aprendi venho compartilhar com os leitores , pois é de suma importancia para uma vida sadia em qualquer tipo de relacionamento, nós deveríamos estar muitointeressados em saber quais são os deveres nos nossos relacionamentos, e como nós podemso agradar a Deus em nossas relações. Estude , pratique faça sua parte e certamente Deus fará a Dele.
A epistola de 1ª Pedro trata do casamento , pois nela fala de maridos e esposas, mais antes de haver um casamento existe o namoro , existe o noivado, convido você leitor a inserir sua situação conjulgal dentro dessa esfera maravilhosa que é a palavra que nos ensina sobre todos os assuntos, convido você a viver na pratica aquilo que na teoria é maravilhoso, seja você namorado ou namorada, seja você noivo ou noiva, seja você marido ou esposa, seja você amigo ou amiga, seja você que pretende ter um bom namoro, pra chegar a um noivado e se casar, essa palavra maravilhosa nos da os passos que devemos seguir para ter exito , pois ela invade nosso ser transformando nosso carater , pois o que vai determinar seu exito não será seu saber , sim o seu carater renovado pelo sangue do cordeiro, atraves do lavar da Agua purificadora que transborda do interior de Deus , que cura , que limpa, que ensina , por onde esse rio passar tudo transforma pois leva a vida do próprio Deus , é a Sua palavra.

I. O primeiro dever dos maridos (namorados, noivos) é amar suas esposas (namoradas, noivas) [ e as esposas (namoradas,noivas) seus maridos (namorados, noivos) ]
[ Ef. 5:25,28,29,33 - " 25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela..." " 28 - Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo." " 29 - Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;..." " 33 - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie (respeite) o marido."

Alguns conselhos para manter o amor são os seguintes:

1. Em primeiro lugar escolha uma boa esposa (namorada,noiva) que seja verdadeiramente boa e amável; cheia de virtude e santidade para com o Senhor.

2. Não case até que você estaja seguro de que pode amar completamente.

3. Não seja muito precipitado, mas saiba com antecedência todas as imperfeições que podem tentá-lo a menosprezar sua futura companheira.

4. Lembre-se que é justo amar a quem abandonou todo o mundo por você, alguem que está contente em ser sua companhia em suas lutas em seus sofrimentos, em dividir todas as coisas com você, e que deverá ser sua companheira até a morte.

5. Lembre-se que as mulheres são criaturas normalmente afetuosas, apaixonadas, e como elas mesmo amam, assim elas esperam muito amor de você , não só com a mulher mais com o homem também , ambos chegam a possuir essas caracteristicas.

6. Lembre-se que você está debaixo do comando de Deus, e negar amor matrimonial ou até no relacionamento antes do matrimonio para sua esposa ou marido , namorado ou namorada é negar um dever que Deus impôs a você. Portanto, a obediência deve comandar seu amor.

7. Leve mais em conta o bem que está sua companheira ou em seu companheiro, do que as suas faltas. Não deixe que a observação de suas falhas o faça esquecer ou ignorar suas virtudes.

8. Não aumente suas imperfeições até que elas o levem á irritação. Depeculpe-a ou desculpe-o até onde é certo no Senhor. Também considere suas próprias fraquezas, e o quanto sua companhia tolera em você.

9. Não incite o lado ruim de sua companheira ou companheiro, mas sim , o que de melhor habita nela ou nele.

10. Conquiste-a com amor e então ela o amará, e consequentemente, será amorosa. Amor produz amor, como o fogo aumenta o fogo. Um bom marido é o melhor meio para fazer uma esposa boa e amorosa e vise versa.

11. Viva parante ela ou perante ele a vida de um prudente, humilde, amoroso, dócil, abnegado, paciente e santo cristão.